Menu

 

  
Central de Mídia
Independente
 
 
 
União Nacional
dos Estudantes
 
 
Organização
  latinoamericana e caribenha de estudantes
 
 
Mini-Fórum de Reforma do Estatuto Campus São Paulo
 
 
 

MINI-FÓRUM DE REFORMA DO ESTATUTO DO CAMPUS SÃO PAULO

 

No dia 03 de abril de 2009, a Comissão de Reforma do Estatuto da UNIFESP promoveu o Mini-fórum do campus São Paulo, com o objetivo principal de ouvir idéias da comunidade sobre como deve ser a organização local do campus e qual sua representação no nível central. É importante ressaltar que o espaço não foi deliberativo, portanto, todas as idéias apresentadas deverão servir para o trabalho da Comissão.

O DCE e a APG (Associação dos Pós-Graduandos da UNIFESP) apresentaram a “Proposta de Organização Universitária” aos participantes. O documento foi elaborado pelos representantes dos discentes de Graduação, em conjunto com o representante da Pós-graduação – André dos Santos Carneiro Cardoso (Medicina Preventiva).

A filosofia da proposta é possibilitar a construção de um Estatuto que atenda à expansão da UNIFESP, fornecendo mecanismos de representatividade nos órgãos centrais da Universidade para que todas as categorias participem das decisões e organizando as estruturas locais (campus) e centrais (órgãos colegiados) a fim de sustentar-se o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A apresentação da proposta causou bastante impacto nos presentes, principalmente porque o corpo discente foi o único a avançar na discussão do Estatuto e elaborar algo concreto.

Durante a parte da manhã, os participantes se dividiram em quatro grupos, a fim de responder duas questões principais: a primeira sobre a organização do campus São Paulo; a outra, sobre a representatividade nos órgãos centrais. Três dos grupos não apresentaram nada muito concreto ao final da tarde, mas é válido ressaltar que a discussão permeou a proposta do DCE e da APG. Isso nos deixa uma dúvida: caso não tivéssemos proposto nada, qual teria sido a discussão? Talvez seja o momento da Comissão de Reforma do Estatuto começar a rever a sua metodologia de trabalho.

No entanto, um dos grupos conseguiu construir bastante em uma manhã, apresentando no final uma proposta bastante convergente com a nossa. O “grupo preto” apenas sugeriu a retirada da obrigatoriedade de que um Instituto possua um curso de Graduação próprio. Essa discussão é bastante interessante, principalmente porque essa alteração daria margem à abertura indiscriminada de institutos, principalmente entre as Ciências Básicas/Biomédicas.

Dentro de toda a conjuntura, a principal discussão da plenária final ficou por conta da proposta de paridade apresentada. Segundo a “Paridade ponderada”, todas as categorias teriam 1/3 de representação na Universidade, desde que 100% dos representados votassem. Caso haja abstenções, a correção é feita pela razão entre a porcentagem de votantes da categoria e a porcentagem de votantes geral.

Ao que parece, a proposta agrada a “gregos e troianos” e foi bem aceita. É interessante notar o peso que as entidades ganham nesse processo: DCE, APG, AMEREPAM, ADUNIFESP e SINTUNIFESP teriam de buscar seus membros para que conseguissem representatividade nas urnas.  Além disso, muito se discutiu a respeito da atual política do CONSU, órgão final de aprovação do novo Estatuto. Talvez seja pertinente lembrar que o Conselho Universitário não tem estabilidade no momento para barrar uma proposta da comunidade e que, caso o faça, estaremos aqui para combatê-lo.

A discussão caminha lentamente depois de um grande avanço... Será que teremos um Congresso Estatuinte pela frente?

KLAUS NUNES FICHER

Representante Discente na Comissão de Reforma do Estauto
Estudante de Medicina (2º ano) - UNIFESP

 

 

 

       

Membros

Akira Ishida 
Álvaro Nagib Atallah 
Ana Cristina Passarella Brêtas 
André dos Santos Carneiro Cardoso 
Bruno Ferreira de Souza 
Bruno Funchal 
Cynthia Andersen Sarti 
Eleonora Menicucci de Oliveira 
Emília Inoue Sato 
Enio Buffolo 
Felipe Gilio Andrade de Meneses 
Helena Bonciani Nader 
Hélio Kiyoshi Takahashi 
Janine Schirmer 
José Ivaldo Rocha 
Klaus Nunes Ficher 
Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello 
Luiz Juliano Neto 
Luiz Roberto Ramos 
Manoel João Batista Castelo Girão 
Marcelo Menezes de Carvalho 
Maurício Corrêa de Almeida 
Pola Maria Poli de Araújo 
Raquel Pinheiro Pimentel Silva 
Tassiana Cristina Godoy 
Virgínia Berlanga Campos Junqueira 
Wilma Peres Costa

 



 

 Copyleft - Todos o Conteúdo desta página é de livre reprodução desde que citada a fonte.   DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - UNIFESP      
  Edifício Diretório Central dos Estudantes      
  Rua Pedro de Toledo, 840 - São Paulo-SP      
  CEP 04023-900 - tel 55(11) 5576-4253      
E-mail: dceunifesp@gmail.com